O Centro de Cultura Negra do Maranhão esteve hoje em reunião avaliativa de monitoramento do plano de ação político e jurídico com a comunidade quilombola de Andirobal. A equipe do projeto Vida de Negro(PVN) esteve presente para auxiliar nesse processo.
A reunião teve início com uma dinâmica de acolhida dos presentes, seguida de reflexões sobre os desafios e conquistas da comunidade quilombola. Foram discutidas estratégias para fortalecer a luta por direitos.
O encontro foi marcado por trocas de experiências e pela união de esforços em prol da comunidade. O Centro de Cultura Negra do Maranhão reafirmou seu compromisso em apoiar as demandas da comunidade quilombola de Andirobal.
Durante a reunião, CCN reforçou a importância da atuação da entidade no movimento negro na assessoria e na defesa dos direitos da comunidade quilombola, com destaque para o processo jurídico envolvendo a auto declaração de pertencimento, a coleta de assinaturas em um abaixo-assinado e a situação de conflito no território.
Foram socializados os eixos de atuação via Projeto Vida de Negro (PVN) com o apoio da Fundação Ford, abordando os eixos centrais e a continuidade da atuação do CCN no Quilombo. Esses pontos foram discutidos de forma colaborativa, visando fortalecer a atuação do Centro de Cultura Negra do Maranhão e apoiar as demandas da comunidade quilombola de Andirobal. Após definidos os encaminhamentos uma dinâmica de encerramento reforçando a união de esforços em prol da comunidade.