Busca consolidar e divulgar as manifestações culturais e fortalecer a identidade da população afrodescendente.
Bloco Afro Akomabu
Foi criado em 3 de março de 1984 como um instrumento de luta do CCN-MA no combate à discriminação racial por meio da preservação e valorização da riqueza cultural do povo negro. O bloco saiu pelas ruas de São Luís pela primeira vez com 60 pessoas, entre militantes da organização e frequentadores de terreiros de mina, cantando músicas do Bloco Afro Ilê Aiyê, da Bahia. Hoje, o “Gigante Negro” arrasta cerca de 800 pessoas, tem estamparias e composições próprias, tendo gravado diversos CDs.
Banda Afro Akomabu
O CCN-MA fundou a Banda em 1991 como uma estratégia de preservação e valorização da riqueza cultural negra. Composta por cantores e percussionistas integrantes do bloco Afro Akomabu, a Banda destaca-se pelo seu ritmo musical com a batida forte do afoxé e da mina, revelando características da religiosidade africana e afrobrasileira.
Grupo de Dança Afro Abanjá
O Grupo nasceu em 1985 a partir do desejo de algumas pessoas que já faziam parte do Bloco Akomabu de preservar e valorizar a cultura africana por meio da dança afro. Este objetivo se concretiza por meio de oficinas, seminários, debates e diversas apresentações artísticas.
Projeto Akô Erê
Utiliza a comunicação, arte e cultura africana e brasileira como bases para uma ação educativa que trabalha as relações étnicas e raciais e o incentivo à educação formal com crianças e adolescentes do entorno da sede da entidade. Desenvolve oficinas de dança afro e popular, percussão afro, informática básica, cidadania, contação de histórias africanas, combate ao racismo e rodas de leitura.
Ponto de Cultura – Cultura e Identidade Afro Brasileira
Surgiu da necessidade de uma intervenção junto aos adolescentes e jovens na busca por alternativas de inserção no mundo do trabalho e da necessidade de interagirmos na construção de projetos de vida, refletindo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, a identidade cultural e étnica, a autoestima, solidariedade e fortalecimento da luta contra o racismo.