No último sábado, dia 24 de agosto, ocorreu a Oficina de Educação Escolar Quilombola, promovida pelo Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN). O evento foi realizado no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Vinhais, em São Luís e contou com a presença de lideranças e profissionais da educação dos territórios atendidos pelo Projeto Vida de Negro com apoio da Misereor e Fundação Ford.
Durante a oficina, foi apresentada uma síntese do Relatório do I Encontro Estadual sobre Educação Escolar Quilombola, que aconteceu em 20 e 21 de setembro de 2019. Esta apresentação teve como objetivo fornecer uma visão geral dos principais dados e conclusões do encontro, contribuindo para o processo de avaliação e análise dos avanços ocorridos desde então.
Os participantes também contribuíram com um diagnóstico sobre o contexto geral das escolas nas comunidades quilombolas. Foram compartilhadas boas experiências e práticas relacionadas à educação quilombola e às relações étnico-raciais.
A interação entre os participantes proporcionou um espaço rico para troca de e fortalecimento para a articulações de apoio à educação quilombola nas comunidades.
Para conferir os registros fotográficos de Fátima Vieira, visite abaixo galeria disponibilizada pelo CCN.